Manejo arbóreo: o que é, e para que serve?
O manejo arbóreo é a atividade licenciada que possibilita a execução de corte, poda ou transplante de árvores em ambientes particulares ou obras públicas.
Este tipo de serviço é realizado por empresas especializadas, mediante autorização do órgão ambiental responsável.
Para contratar esse tipo de serviço, é importante conferir se o prestador de serviços possui as seguintes características:
Equipamentos registrados;
Profissionais devidamente habilitados;
Acompanhamento técnico especializado;
Uso de equipamentos de proteção individual e coletiva;
Descarte adequado de resíduos de vegetação.
A responsabilidade pela destinação ambientalmente adequada do resíduo é do GERADOR!
É importante frisar que as atividades de poda, corte e transplante de árvores necessitam de técnicas adequadas para o correto manejo, devendo ter acompanhamento técnico especializado e profissionais capacitados para sua execução.
O manejo de árvores sem a devida autorização é ilegal e considerado crime ambiental, passível de multa. A Lei Municipal nº 10.365/87 que disciplina o corte e a poda de vegetação de porte arbóreo no município de São Paulo, exige do proprietário do imóvel a obtenção de autorização e a respectiva justificativa para o pedido.
A multa aplicada pela PMSP – Prefeitura Municipal de São Paulo pelo corte ilegal de exemplares arbóreos, gira em torno de R$ 10 mil por árvore. O cálculo varia de acordo com o tipo de árvore podada ou cortada – raridade da espécie, porte da planta e lesões geradas à árvore.
Fique atento! Se necessitar realizar esse tipo de serviços, entre em contato com empresas sérias que poderão lhe auxiliar na obtenção das autorizações necessárias e na execução da atividade com segurança!